O Moscow Times, o principal jornal inglês, é considerado “indesejável” na Rússia

A Rússia nomeou Jornal Moscou Timesum importante meio de comunicação de língua inglesa focado na cobertura da Rússia, é uma “organização indesejável”, proibindo efectivamente as suas operações dentro do país e expondo qualquer pessoa que coopere com ela a potenciais acusações criminais.

“Foi tomada a decisão de declarar as atividades do The Moscow Times, uma ONG estrangeira, censuráveis ​​no território da Federação Russa”, disse o Gabinete do Procurador-Geral russo num comunicado na segunda-feira. O escritório acusou o jornal de “distorcer as decisões da liderança da Federação Russa na política externa e interna”.

As autoridades russas usaram o rótulo de “indesejável” para forçar os meios de comunicação independentes e as organizações cívicas críticas ao Kremlin a abandonarem o país. Alguns dos projetos de investigação mais poderosos da Rússia, como o Proekt, o The Insider e o Important Stories, foram rotulados de forma semelhante nos últimos anos, limitando severamente a sua capacidade de reportar dentro do país e expondo os repórteres e potencialmente os seus entrevistadores a riscos legais.

A designação “indesejável” força as organizações a cessar as operações na Rússia e coloca os russos que trabalham para elas, financiam ou cooperam com elas em risco de possível processo, com penas de prisão até cinco anos.

O Moscow Times, que publica em inglês e russo, é a alma mater de muitos repórteres ilustres que cobrem a Rússia, incluindo Ivan Gershkovich, o repórter do Wall Street Journal preso na Rússia sob acusações de espionagem que os Estados Unidos rejeitaram como inventadas, e Eileen Barry, que se tornou… Mais tarde, chefe da sucursal de Moscou, vencedor do Prêmio Pulitzer, no início dos anos 2000. Este jornal foi fundado pelo editor holandês Dirk Sauer em 1992, tornando-se o primeiro jornal diário ocidental publicado no país.

READ  O ministro das Relações Exteriores, Xi Jinping, desapareceu de vista. Sua ausência prolongada gerou intensa especulação

Alcançar

Histórias para mantê-lo informado

O jornal mudou a sua sucursal para Amesterdão em 2022, depois de a Rússia ter aprovado um conjunto de leis que restringem a cobertura da invasão da Ucrânia. Um ano depois, o Ministério da Justiça russo classificou-o como “agente estrangeiro” – o primeiro passo que as autoridades costumam dar para expulsar uma organização do país.

O acesso ao site do jornal já havia sido restrito na Rússia, onde as autoridades citaram “a disseminação sistemática de informações falsas de importância social destinadas a desacreditar as atividades das autoridades governamentais do nosso país na condução de uma operação militar especial”, um eufemismo que o Kremlin usa. para descrever a guerra.

“Esta designação não é surpreendente – ficou claro que o nosso jornalismo, que conta ao mundo a verdade sobre a Rússia e a sua guerra contra a Ucrânia, está a deixar o Kremlin desconfortável”, disse Samantha Birkhead, editora do The Moscow Times, numa declaração ao The Moscow Times. OWashington Post.

“Nosso trabalho se tornará mais difícil. Qualquer pessoa na Rússia que lide conosco de alguma forma correrá agora o risco de ser processado criminalmente. Mas nos recusamos a permanecer em silêncio”, acrescentou ela.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top